Firefox 3 e mais extensões

Com a nova versão do Firefox, resolvi dedicar mais um post à ele – em continuação ao publicado em janeiro.

Bom, quanto à nova versão… tem umas coisas legais, tipo:
* a visualização em tela inteira (F11) ficou maior – agora a barra das abas só aparece quando coloca o mouse no canto superior da tela;
* a tão falada nova barra de endereços é bem bacana – é tipo a busca por endereços de e-mails no Gmail: tu vai digitando e ele mostra resultados em qualquer parte do link ou título dos sites já acessados;
* a estrelinha na barra de endereços, pra favoritar rapidamente o site é bem prática, ainda mais se integrada ao del.ico.us com a extensão deli.cio.us bookmarks;
* agora dá pra visualizar uma imagem mais facilmente: basta arrastá-la para a barra das abas e ela abre em outra janela, economizando cliques;
* quando coloca senha em sites, abre uma barra (tipo as de bloquear pop-up) perguntando se quer memorizar o usuário e a senha, bem mais simpático que a janelinha pop-up das versões anteriores;
* quanto à segurança, o que observei é que, em vez de vir uma janela pop-up falando sobre o certificado de segurança do site [o da UFRGS sempre aparecia…], na primeira vez que entra num site assim, ele avisa que não tá validado e tal e pergunta se quer prosseguir e abrir uma exceção a esse site – dessa maneira, ele nunca mais pergunta se tu quer realmente entrar e aquele blablabla todo. E dá pra tirar da lista de exceções, caso mude de idéia.

Ademais, visualmente não achei tão inovador… os ícones do tema padrão estão mais redondinhos e tal, mas nada muito significativo.

O que me irritou profundamente nessa nova versão – e sempre vai ter esse problema em novas versões – é que nem todas as extensões são compatíveis. Cogitei seriamente reinstalar a versão antiga, porque sem Tab Mix Plus eu não-fi-co!! [/ataque].
Porém, fuçando no site de add-ons, achei um link para uma versão que funciona com a 3, mas que não tava lá no site… a quem interessar: Tab Mix Plus para Firefox 3.

Agora, vamos às extensões…
Não vou repetir as que estão no outro post, para ver elas clique aqui

* FoxyTunes: possibilita controlar as músicas (em diversos programas) pelo navegador; além disso, se clicar no nome da música quando tá tocando, abre uma página com informações sobre o artista e a música, com vídeos, letra da música, etc. Compatível com FF3.

* Meebo: bem útil pra quem usa o Meebo – ele abre um painel do lado esquerdo onde ficam os contatos online, faz piscar a janela do Firefox quando chegam novas mensagens e, na barra de status, indica quantas mensagens chegaram e mostra uma janelinha estilo msn com a mensagem em si. Ainda tem algumas limitações: é preciso deixar a aba do Meebo aberta e os contatos ficam fora dos grupos quando aparecem no painel. Compatível com FF3.

* PDF Download: ao clicar num arquivo pdf, ele mostra o tamanho e te dá a opção de: salvar, abrir o pdf (dentro do firefox, no adobe ou em outro programa especificado), exibir em html ou ignorar a extensão (e realiza a operação padrão do site). Compatível com FF3.

* Snap Links: bem útil para pesquisas e muitos downloads – tu configura pra o que for selecionado abrir em novas abas ou fazer o download de diversos links ao mesmo tempo. Não lembro se tem outras funções porque eu não cheguei a usar muito. Não compatível com o FF3. [Dica do FernandoP]

* TwitterBar: incorporado à barra de endereços (com a possibilidade de adicionar, também, botões onde preferir), ele posta, de maneira rápida, a url da aba. Também é possível escrever qualquer coisa na barra de endereços e ele posta no Twitter com um clique.

* TwittyTunes: fica um botão na barra de status que permite postar no twitter de várias maneiras: apenas texto, texto + url da aba em questão, adicionar o nome da música que tá ouvindo (integrado com o FoxyTunes), etc. Uso sempre. Compatível com o FF3.

2 thoughts on “Firefox 3 e mais extensões

  1. Eu baixei semana passada o firefox 3 e tmbém me decepcionei quando minhas extensões pararam de funcionar…

    Mas achei umas novas, tipo o “groovy notes”, mas não pude testar por que não sei ninguém que tenho instalado… =P

    E como está instalado lá em casa e agora estou no serviço.. não lembro o que mais tem de divertido… depois de noite eu comento de nov dai, ok?

  2. “… quanto à segurança, o que observei é que, em vez de vir uma janela pop-up falando sobre o certificado de segurança do site [o da UFRGS sempre aparecia…], …”
    pra mim, sempre exibia a opção de abrir exceção. tanto que nem lembrava dele fazer essa pergunta, hehe.
    Em todo caso, ainda não me acostumei bem, seguidamente ao clicar no ícone da extensão do Gmail ou do Reader preciso ainda digitar a senha, embora ela esteja memorizada na extensão… ESPERO que melhore com o tempo. hehe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *