Django Girls Porto Alegre 2017 e a minha experiência em Rails Girls

Nos dias 17 e 18 de março acontece em Porto Alegre mais uma edição do Django Girls.

Pra quem não conhece este é um evento que tem como objetivo aproximar mulheres da tecnologia, proporcionando um primeiro contato com HTML, CSS e uma linguagem de programação (no caso, Python). Ele acontece em diversas partes do mundo, com iniciativas regionais, fazendo com que mulheres se aproximem de computação e de desenvolvimento web especificamente, e vejam que são capazes, sim, de trabalhar na área.

Uma iniciativa semelhante, mas de outra linguagem de programação (Ruby), é o Rails Girls, do qual participei duas vezes: em 2015 como participante e em 2016 como treinadora.

Foi muito gratificante ser treinadora e perceber que consegui ensinar alguma coisa às participantes, mesmo que em pouco tempo, e a troca de experiências também foi muito boa. Pessoas diferentes, de origens diferentes, com o mesmo objetivo de aprender e ensinar. Todo o trabalho é voluntário, e os patrocinadores garantem o espaço e os lanchinhos.

Na palestra de abertura da edição de 2016, as organizadoras abordaram inclusive os diferentes papéis de profissionais que trabalham com TI, em geral em agências ou empresas de tecnologia. Mostraram experiência de pessoas com formações diversas, como Administração, Design, Computação, Comunicação e eu incluiria aí, também, a Biblioteconomia, apesar de não ser uma associação óbvia para a maioria das pessoas… Entre as treinadores eu era a única que não era de Computação ou áreas afins.

Eu encorajo fortemente todas vocês que querem entrar neste mundo de desenvolvimento web a participar deste ou de outros eventos semelhantes, porque eles realmente não requerem conhecimentos prévios e é útil para ver um pouco da área sem ainda estar nela. E poder dizer, ao final do dia, que criou um website!

Aproveita e se inscreve pros próximos: Django Girls POA, Rails Girls Novo Hamburgo e Django Girls São Paulo.

Veja as próximas cidades com Django Girls e Rails Girls!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *